Thursday 7 April 2011

Eu e os medicos

Muito embora tenha trabalhado durante muito tempo e em mais do que um servico com contacto diario com medicos, nao esquecendo o estagio de 2 anos na area da saude, eu medicos e' ve-los ao longe. Ou em alternativa, e' so' mesmo para falarmos de utentes (nao sou medica, nem profissional de saude, mas como assistente social tenho que contactar frequentemente estes profissionais e ja' trabalhei em servicos de saude).
Nao gosto de fazer exames, analises, nem de consultas. Poe-me nervosa e ansiosa.
Felizmente tenho uma excelente relacao com a minha medica de familia em Portugal com quem comecei por trabalhar ate' que lhe pedi que me inscrevesse na lista dela. Mas nem sempre da' para esperar por ir a Portugal.

E nos ultimos tempos isto tem sido um corropio.

O ano passado foi o joelho e a seguir o tornozelo. La andei o verao meia coxa e em recuperacao. Antes disso, tambem tive de la' ir por 2 vezes por outras porcarias que apareceram.

Ja' para o fim do ano apareceu-me um sinal que esperei para em Dezembro falar com a medica em Portugal. No entanto, como tive de ficar por ca' uns dias por causa da neve, acabei por perder a consulta. Estive uns 2 meses a ganhar coragem e la' fui... verdade seja dita que fui porque o sinalinho estava a crescer a olhos vistos e incomoda e eu ja' estava cheia de medinho e a panicar. Nada de grave, mas tem de ser tirado e o NHS da minha zona acha que nao e' prioritario e portanto nao aceitou o pedido de consulta de especialidade e andamos nisto e o sinal ainda aqui esta' 'a espera que caia de morte natural e caso nao, tera' de ser congelado ?!??! pois parece que assim cai.

E entretanto comecei a andar zonza, sistematicamente com tonturas, sem hora marcada, sem qualquer padrao, antes ou depois de comer, de manha, 'a tarde ou 'a noite. Nao tem padrao. Uma das vezes estava a fazer uma visita a um utente e so pensava que nao saia de la pelo meu pe. La' aproveitei que tinha de ir 'a medica por causa do sinal e falei-lhe nisto. Analises feitas, dois dias depois tinha uma cartinha a convidar-me para marcar nova consulta. Resultado das analises: nada de grave, so' valores muito, muito proximos da anemia, ou tera' sido mesmo anemia que ela disse e mais uma outra infeccao qualquer que nao percebi o que ela disse, so' que tenho de repetir as analises daqui a 2 semanas para ver se os resultados melhoraram. Entretanto, estou a ter algum cuidado com a alimentacao e a comer melhor e a tomar vitaminas. 

E creio que temos em parte a explicacao para o excesso de cansaco e a dificuldade de concentracao. E eu que achava que isto era tudo devido 'a adaptacao ao trabalho, 'a lingua, ao stress do trabalho e 'a utilizacao diaria do computador para tudo excepto nas visitas domiciliarias. Parece que tambem mas nao so'.

E la vou eu ver mais umas agulhas, em menos de um ano ja tirei sangue umas 5 vezes. E eu que gosto tanto delas... not! E la' vou eu visitar a clinica mais umas vezes... para quem nao gosta de medicos, estou-me a tornar cliente frequente... ehehehhe 

No comments: