Sunday 17 July 2011

O todo pela parte

As pessoas* têm este incrível hábito de conhecer uma ínfima parte de um todo e afirmar que o todo é aquilo que elas conhecem. E aqui começam preconceitos e distorções perigosas da realidade. Afirmar que todos os ciganos roubam e vendem contrafeito só porque se viu na televisão. Afirmar que as pessoas de leste são bêbados porque qualquer coisa que se viu ou ouviu. E fazê-lo em relação a determinadas características de uma comunidade não trás nada de bom a ninguém. Eu dispenso quando me dizem que por ser latina (tenho alguma dificuldade de entender isto de ser latina) danço bem a zumba ou qualquer outra dança sensual. Treta! 
Dizer que os beneficiários do RSI (ou para os ingleses os que vivem de benefits) são todos uns malandros é no mínimo ignorância pura e dura. Tal como dizer que os políticos são todos corruptos, ou que as brasileiras são todas fáceis. Tal como dizer que em Portugal não há crise porque há muitos carros bons ou as viagens estão todas esgotadas, ou se vê muita gente aqui e ali...

Eu conheço, todos conhecemos exemplos que confirmam qualquer das afirmações. No entanto, se pensarmos 30 segundos encontramos outros tantos exemplos a confirmar o contrário...  isto das generalizações é perigoso e prova muitas vezes o quão ignorantes somos... e sim também me incluo, pois também eu tenho os meus preconceitos e ideias feitas... mas reconheço o disparate e estou de mente aberta para me provar que estou errada. E tu??


 (e faço mea culpa, porque também eu o faço muitas vezes sem pensar)

2 comments:

Rubi said...

Tens toda a razao. Mas aqui que ninguem nos ouve, acho que em relacao 'a danca somos mesmo melhor que as inglesas nos sambas e salsas, esta' no sangue...lololololol (pronto, ja' falhei...lol)

Breaking said...

:)