Wednesday 11 January 2012

2 anos

Faz hoje 2 anos que comecei a trabalhar ali para os lados da posh Kings Road. Fez também há uns dias atrás (não me recordo bem, mas creio que dia 4 ou 5) que me mudei para Londres. Do campo para a cidade, da pacata vila de Sandiacre para Londres. E que mudança.

Foram 2 anos extraordinários, nem sempre fáceis, mas sem duvida nenhuma extraordinários. Dois anos de grandes desafios.

Faz dois anos que deixei o lar de onde tantas recordações boas tenho, que foi a minha casa pois na falta de companhia e que fazer (e diga-se também porque o salário era baixo e havia que pagar contas) fiz todas as horas extraordinárias disponíveis, fiz turnos da manha, da tarde e não satisfeita ainda apanhei uns turnos da noite já na recta final. Experimentei todas os pratos tradicionais ingleses (cof cof), aprendi costumes e tradições. Apreendi um pouco da cultura inglesa. Percebi que amo muito o campo mas no meu Alentejo, com as minhas gentes, porque isto de se viver no campo sozinhos não e' coisa fácil e não foi coisa para mim. 

De Sandiacre tenho saudades do meu pequeno apartamento, onde salvo algumas excepções tinha sossego, espaço e privacidade. Ah! E tenho saudades de ter um supermercado em condições ali ao virar da esquina.

Do lar saltei para os serviços de acção social para cumprir mais um objectivo, registar-me como qualified social worker - check!

Do trabalho... hummmm.... ontem enquanto regressava a casa pensava "caramba sempre abominei aquela imagem do funcionário publico a preencher formulários e mais formulários e e' nisso que me estou a transformar..." E penso em quem me dizia que por cá há não há burocracia. Treta, ela existe mas os papeis estão todos enfiadinhos num computador. Infelizmente, a maior parte do meu trabalho e' em frente a computador num exercício de "ticking boxes" ou se preferirem "cover your backside". E por isso o Adult Social Care tem-me desiludido. Sempre detestei as reuniões, as papelada, os formulários em excesso. Não foi para isso que escolhi me apaixonei pelo Serviço Social. Mas o mundo não acabou e reconheço a valiosa aprendizagem que tem sido estes 2 anos que me estão a dar os instrumentos para a próxima aventura que ainda não sei qual nem onde, mas que será certamente em 2012.

E Londres?! Ah! Londres e' um mundo 'aparte. Outro universo, outra realidade! Por vezes cansativa, particularmente porque moro mesmo no centro. Estão a ver Oxford Street?! 'E ali ao virar da esquina. De manha bem cedinho, percorrer as ruas ate' Green Park onde apanho o autocarro e' fabuloso e o Inverno tem-me permitido continuar a fazer isto, um relax, um carregar baterias para o dia que começa. Ao fim do dia o regresso e' mais violento, gente por todo o lado que se atropela para chegar aos seus destinos. O metro cheio, as pessoas que não se olham  (li algures num blog esta curiosidade antes de vir para cá - em Londres não há contacto visual - e e' verdade). Mas depois e' a diversidade, são os parques, os museus, as ruas, os cheiros, o movimento, e' Londres! Em 2012 haverá também mudança, ainda não se sabe para onde... que será será...

Balanço muito positivo eu diria! Parabéns a mim então e o meu MUITO OBRIGADO a quem me tem acompanhado nesta aventura e que tem tornado a minha vida muito mais fácil e sorridente. Sem vocês (que eu sei que sabem que são vocês de quem estou a falar) não teria sido tão extraordinário :))

1 comment:

Daniela said...

Parabens para ti mesmo! Agentar uma mudança radicalnao é facil.