Monday 5 July 2010

Emigrantes

Se ha' coisa que me tira do serio e' o discurso "emigrantes tiram o trabalho aos outros, sao muitos, blablablabla".
Comeco logo a ficar com urticaria e confesso que faco um esforco desgracado para ignorar, porque ja' aprendi que perante a estupidez a ignorancia e' a melhor arma. E normalmente por detras deste risco esta' uma grande dose de discriminacao!
Pior que este discurso, e' ouvir-lo da boca de um emigrante!! Pelo amor da santinha! Ja' varias vezes ouvi isto.
Tenho um colega do curso (coisa mais anormal nao existe) que esta' ca' ha' uns anitos e sempre que pode vem com esta conversa... Ah e tal quando eu vim e' que era bom, agora? Agora deixaram entrar pessoas a mais, sao emigrantes a mais e nao pode ser" WTF?!?!?!?!?!??! Entao o gajo e' imigrante e tem um discurso de m*??
Hoje logo pela manha levei com esta conversa de um utente. Tuga por sinal dizia-me, entre outras baboseiradas (como se diz na Madeira) que isto esta' muito mau, que ha' muitos imigrantes e que deixam entrar tudo e blablabla... A serio, so' me apeteceu mandar a pessoa para um sitio que eu ca' sei!
Nao estou a defender uma abertura a todos os imigrantes, tambem nao defendo o contratrio. Sinceramente nao tenho opiniao clara e informada sobre o assunto. Mas confesso que nao me sinto com legitimidade para ter um discurso daqueles.
Tal como em Portugal, muitos imigrantes no UK fazem aqueles trabalhos que nacionais nao querem (tal como acontece noutros Paises). Ha' tambem um elevado numero de mao de obra especializada, muitos deles altamente qualificados, que emigraram pelas mais variadas razoes. (Quanto a estes ultimos, nao tenho duvidas que sao os melhores e tambem nao tenho duvidas que perante um nacional e um nao nacional do mesmo nivel a escolha recaira por um nacional... posso estar enganada)
Ha' depois todas as explicacoes politica & economicas que defendem o aumento das restricoes 'a imigracao. Nao vou discutir isso. Agora ouvir emigrantes dizerem que o Pais esta' cada pior por causa da Imigracao e' que e' coisinha que nao me entra.

Mas isto sou eu e a minha opiniao tem o valor que tem!

4 comments:

Rubi said...

Pois eu tambem acho que ha' emigrantes a mais (e sou emigrante). O facto de constatar nao quer dizer que condene ou nao. E' um facto. Em certas 'areas ha' excesso, noutras nao ha'. E compreendo que os nacionais se sintam ameacados, sobretudo em alturas de crise!

Anonymous said...

Querida uma coisa e' constatar outra coisa e' condenar.
Eu entendo ambos os discursos.
Nao passa muito bem e' ouvir emigrantes dizer que nao deviam permitir a entrada de emigrantes.
Anyway, opinioes...

Rubi said...

A questao e' ate' mais lata nos dias que correm, porque se nao ha' fronteiras na UE entao nao somos estrangeiros, certo? Agora e' normal que os paises queiram controlar, ja' se passou com a entrada da Bulgaria e Romenia porque o governo do UK estava 'a espera de 50 mil polacos e veio mais de 1 milhao. Obviamente que coloca pressao nos servicos, como bem sabes. Se calhar o teu colega refere-se a emigrantes de fora da UE?! E, na verdade, quem somos nos para estar a querer limitar etc. Quando digo que compreendo, de certa forma, os nacionais deste pais, e' porque tenho esta mania (nao sei se defeito ou qualidade) de me colocar no lugar dos outros, na cabeca dos outros, para tentar perceber a sua posicao. Enfim, ja' escrevi demais...LOL

Anonymous said...

Sim amiga a questao e' complexa.
O meu colega e' nao Europeu agora com uma cidadania Europeia porque la' encontrou um ancestral na velha Europa que lhe garantiu um passaporte Europeu. (e' como a outra que chora o dinheiro que deixa na farmacia e recebe uns milhares de reforma...)

Beijos