Monday 8 August 2011

A ferro e fogo

Ouvi sobre os tumultos em Totenham na RFM ontem de manhã., nem tomei muita atenção e nem tive curiosidade de procurar mais informação. Sai de casa e mais tarde, pela hora do almoço, uma amiga em Portugal pergunta-me, no Facebook , se está tudo bem porque as imagens do que se passou eram assustadoras. Respondi que estava tudo bem e que não morava naquela zona. Aí já fiquei com a pulga atrás da orelha e quando comecei a ler na net o que se passava dei-me conta que é muito perto da casa de 2 amigas (que estão bem...) e reconheço a rua onde já tenho ido almoçar a um restaurante Turco (a última vez que almocei lá foi nos meus anos, há 2 meses). 
Fiquei impressionada com as imagens, mas não me surpreendo. Não quero ser injusta, mas acho que por aqui a violência faz parte do dia-a-dia...
Adiante, hoje de manhã comecei a ouvir que houve problemas noutras zonas da cidade, Brixton uma delas. No escritório as colegas dizem prontamente que tinha de ser, que são zonas muito rough, onde a violência é diária. Na hora de almoço li que afinal a posh Kings Road onde eu trabalho também teve uma confusão qualquer (mas confusões nocturnas na Kings Road não são novidade, mas costuma ser os meninos ricos de Chelsea a fazerem das suas...)
Quando regressava a casa, na Russell Square apanhei um grupo de putos encapuçados, provocadores com aquele ar altivo de quem está por cima e pode tudo (grande merda que podem...) a jogarem coisas uns aos outros e à espera que alguém lhes dissesse algo ou olhasse para eles daquela maneira que lhes permitisse acender o rastilho. O meu coração gelou, tinha de passar por eles ou atravessar a estrada à má fila e provavelmente dando a entender que estava a desviar-me. Passei pelo meio deles e acho que nem respirei durante aqueles 30 segundos... 
Tenho estado pegada à televisão e estou horrorizada com o que vejo. Não consigo entender o que vejo, a destruição da propriedade alheia, os gritos de gozo, para quê tudo isto?!? Certamente não tem nada a ver com a morte do jovem na passada semana, pura maldade, puro vandalismo, pura falta de valores humanos, de carácter, de sentido na vida! 
Pobreza? Desemprego? Miséria humana, não tanto física mas moral... Estou em choque total! As imagens de carros a arder, edifícios... há pouco passava aqui na rua uns 3 jovens alegres e felizes a gritarem qualquer coisa do género "we want riots", apeteceu-me atirar-lhes com um martelo... anormais! Idiotas! Bestas! 

Provavelmente esta noite o centro da cidade vai ser infernal e a dois passos daqui. Não que ache que esteja insegura objectivamente falando. Mas tenho um nó na garganta... que sociedade é esta? É numa sociedade destas que quero construir o meu futuro? Não me parece...

1 comment:

Ceres said...

É puramente assustador!
Amiga, se por acaso as coisas ficarem dificéis por aí tu pega na trouxa e vem para cá. É que nem penses duas vezes, ok?!
Stay safe :))

Bjs