Monday 21 November 2011

Da greve

No próximo dia 30 há greve da função publica* por terras de sua Majestade. E qual não e' o eu espanto quando recebo, na semana passada, um email do centro de formação (tinha uma formação nesse dia) a perguntar se ia fazer greve. Fiquei espantada e comentei mas não liguei muito ao assunto.  

Uns dias depois recebo um email do director da equipa a perguntar quem ia fazer greve porque tinha de organizar os serviço, dizia ele que tem de assegurar os serviços mínimos porque trabalhamos com pessoas vulneráveis.

Na sexta em conversa com colegas comentei que fiquei muito espantada por se ter de dizer se faremos ou nao greve porque para mim aquilo deturpa um bocadinho aquilo que para mim 'e greve, mas pronto. 

A conversa continuou e fiquei a saber que se não estiver no sindicato não tenho direito 'a greve. Fiquei muito surpreendida. As minhas colegas disseram-me que se fizer greve sem estar sindicalizada posso perder o emprego... não sei se isto será exactamente assim, mas ficou-me o aviso, não que estivesse a pensar fazer greve.

O que me deixou mesmo espantada foi a conversa delas acerca dos que fazem greve vs os que não fazem. Dizem elas que os grevistas se concentram na entrada dos serviços e tentam impedir que os não grevistas furem a greve... Desculpem? Não percebi? Consta (eu ainda acho que isto e' um mito urbano) a coisa chega a aquecer em certos sítios... Eu achei isto um absurdo. E se no dia 30 algum(a) anormal tenta me impedir de entrar no meu serviço vai saber quem e' a Breaking the Waves...

E elas la continuavam a dizer o quanto era difícil para elas irem trabalhar, porque estariam a furar a greve e patati patata... mas não podem se dar ao luxo do perder o dia, etc e tal. 

Ferias nao sao autorizadas para esse dia e se estivermos doentes temos de ter justificação do  medico (aqui no UK ate 7 dias não e preciso justificação do medico). Trabalhar a partir de casa também não e' permitido.

Duas das minhas colegas com quem falava são de outra equipa. Sugestão da chefe delas: Organizem visitas o dia todo e não ponham ca' os pés...

Ah! E hoje a minha supervisora disse-me que chefias não tem direito 'a greve.

Eu confesso que fiquei baralhada com isto da greve... e voltei a pensar... na famosa expressão "para inglês ver..." E dou por mim a rir e achar que esta gente não e' boa da cabeça...



* se calhar não e' só da função publica mas eu não sei e muito honestamente não me interessa saber.

No comments: