Tuesday 29 March 2011

Memorias & Sabores

Sempre que chegava ao alentejo tinha um unico pedido: quero comer acorda (ou as sopas) e deliciava-me como se fosse a minha ultima refeicao. Quando alguem vinha a Lisboa e me perguntava o que queria, invariavelmente eu pedia pao.

Pao alentejano, daqueles cozidos a lenha aos sabados de manha no forno comunitario da aldeia e guardados enrolados em panos especiais para se manterem frescos como se tivessem acabo de ser cozidos. Eu gosto de pao, lembro-me que a Madeira tambem tinha varios tipos de pao deliciosos. Mas o pao alentejano nao tem igual. E' o melhor pao do mundo e arredores.

La em casa volta e meia comiamos sopas alentejanas, mas o sabor em casa da minha avo ou das minhas primas velhas (em verdade primas irmas da minha avo') 'a lareira enquanto me embalavam ao som daquele sotaque inconfundivel sabia-me sempre de forma diferente.

Ja vai para umas semanas que andava de desejos de umas sopas. Hoje foi o dia que cheguei a casa, cansada e a precisar de mimo. Fiz umas belas sopas e souberam-me pela vida! Estou reconfortada! Bateu uma saudade da minha avo... do riso dela e do olhar traquinas...

No comments: